Ecoart - Instituto Arte na Escola


Por ocasião da Rio + 20, o Instituto Arte na Escola lançou no dia 24 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o material educacional Eco Art. O evento, realizado em parceria com a Orquestra Sinfônica Brasileira, contou com a presença da Secretária Municipal de Educação Claudia Costin. Como parte do lançamento houve uma exposição de gravuras que compõem a coleção Eco Art - com artistas como Beatriz Milhazes, Tomie Ohtake,  Antonio Henrique Amaral,  Daniel Senise e Siron Franco - e um concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem.

O material educacional Eco Art reúne proposições didáticas que, a partir da leitura de imagem, possibilitam o diálogo entre o discurso poético proferido pelas obras da Coleção Eco Art e Ecologia. Efeito estufa, Agressões contra o Meio Ambiente, Caça predatória, Mercado de Carbono e Protocolo de Kyoto são temas propostos de forma que o professor possa trabalhar o conhecimento como ele se apresenta hoje no mundo: transdisciplinar.

O Instituto Arte na Escola desenvolveu esse material a partir de 25 telas de uma coleção encomendada pelo Grupo Bozano a artistas das Américas para uma mostra  que ocorreu durante a Eco 92, e que posteriormente foram convertidas em serigrafias. Essas gravuras foram doadas a 55 Museus e Casas de Cultura em todo o Brasil.

O Eco Art foi criado com o objetivo de transpor as fronteiras da arte e adentrar os campos da Ecologia, das Ciências Ambientais levando o professor a investigar  com seus alunos os vários planos de entendimento que uma obra de arte pode ensejar.  

Você pode acessar o Eco Art no endereço www.artenaescola.org.br/ecoart. Esperamos que este seja mais um importante recurso na formação continuada de professores e na ampliação das possibilidades do ensino da Arte. Para nós é muito importante que você professor faça uso deste novo material e nos envie as suas impressões e possibilidades de uso.

Comentários